Lição 4 - Autoridade em Cristo e Posição na Guerra Espiritual

“Caminharam e vieram a Moisés, e Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto Parã, a Cades; deram-lhe conta, a ele e a toda a congregação, e mostraram-lhe o fruto da terra. Relataram a Moisés e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. O povo, porém, que habita nesta terra é poderoso, e as cidades mui grandes, e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. E os amalequitas habitam na terra do Neguebe; Os heteus, o jebuseus, os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra, dizendo: A terra pelo meio dada qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela é de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque que são descendentes de gigantes), e éramos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.’’ *Nm 13:26-33

Depois de sair do Egito essa foi a maior Guerra Espiritual que o povo de Israel passou. Após o Senhor ter destronado vários principados no Egito em favor do seu povo, Israel estava prestes a entrar em outra Guerra Espiritual de enormes proporções, a conquista da terra prometida.
Vemos no texto acima, como grande parte do povo de Israel se via, eles se viam como gafanhotos, incapazes de entrar numa guerra pela conquista da promessa que Deus lhes havia prometido. Uma das armas do diabo para nos manter passivos, é fazer-nos diminuir nossa posição em Cristo.

“Portanto se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo.” II Co 5:17

A Bíblia nos diz que estamos em Cristo, somos um com ele, então temos o poder para determinar, em Deus aquilo que é necessário que se faça no reino espiritual.

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com Ele nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” *Ef2:4-6
Deus:

Ø Ressuscitou-nos;
Ø Nos fez assentar nos lugares celestiais e, Cristo Jesus.
“Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” *Mc 16:19
Ø Jesus assentou-se à destra de Deus. O lado direito significa lado de poder e autoridade, lado de honra.
Esse texto mostra nossa posição em Cristo, estamos assentados com ele nos lugares celestiais.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado, com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,... o qual exerceu Ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais. Acima de todo principado e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não somente neste século, mas também no vindouro.” *Ef 1:3,20-21.

*II Co 5:17 – A Igreja do Cordeiro está em Cristo, o qual Ele é o cabeça e nós o corpo.
*Ef 1:20-23; Cl 2:9-15 – Cristo é o Cabeça.
*Fp 2:5-11 – Todo o Reino Espiritual tem que confessar que Jesus Cristo é Senhor. Todos os seres têm que reconhecer. Os demônios não “dizem” isto, mas reconhecem.
*Rm 16:20 – Satanás debaixo dos nossos pés.

Devemos reconhecer essas coisas em nossas vidas, para desempenharmos bem o nosso papel na Guerra Espiritual.