A verdade oculta pelas trevas

Introdução

As trevas tentam por tudo deixar a sua marca na história desta terra. Sempre o diabo com seus planos sujos, tenta invadir a vida cotidiana das civilizações, deixando a marca de sua presença nos povos.

A revelação das trevas pelo diabo, aos seus filhos, também é progressiva, como o faz o Senhor Deus.

As trevas vêm se escondendo por milhares de anos por causa da Luz do Senhor, Aleluia! Só que nos últimos tempos o diabo tem sido mais audaz com suas sutis artimanhas.

A presença do inimigo tem se feito presente na história da Terra de várias maneiras. Através dos rituais, das crenças, dos mitos, das estruturas. Mas hoje nós vemos que o diabo tem usado outros meios para se revelar. As antigas oferendas, macumbas no popular, que ainda estão muito ativas e em pleno funcionamento, têm aberto grande espaço para sua substituição. Antigamente era muito comum ver a bruxaria manifestada em encruzilhadas de esquinas, cemitérios e etc., hoje, porém temos visto que a bruxaria tem se modernizado muito, e vemos a sua face na televisão, nos desenhos, na arquitetura, nas ciências.

Neste estudo vamos analisar as mais diversas faces das trevas durante história da humanidade.


Como tudo começou

A nossa história começa com a história de nosso antagonista principal, Satanás.

Para começar veremos que ele foi destituído até do seu belo nome, Lúcifer, que é “Anjo de Luz”.
Lúcifer era um grande anjo na hierarquia celestial, era o governador geral do Universo, era o assessor do Grande e Soberano Deus.

Só que de acordo a história que temos recebido pela Palavra do nosso Deus, vemos que ele pecou:

“Filho do Homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro e dize-lhe: Tu eras o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estavas no Éden, jardim de Deus; Eu te coloquei com o querubim da guarda; estiveste sobre o monte santo de Deus; andaste no meio das pedras afogueadas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que em ti se achou iniqüidade. Pela abundância do teu comércio o teu coração se encheu de violência, e pecaste; pelo que te lancei, profanado, fora do monte de Deus, e o querubim da guarda te expulsou do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos reis te pus, para que te contemplem. Pela multidão das tuas iniqüidades, na injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra, à vista de todos os que te contemplavam. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; chegaste a um fim horrível, e não mais existirás, por todo o sempre.” *Ezequiel 28:12-19.

Desde que o diabo pecou, a humanidade não tem encontrado sossego. O inimigo que é astuto, sempre encontrou uma maneira de deixar a sua marca nesta terra.

E isso nós veremos mais a seguir.

Um grande estrategista?

A Igreja nunca teve sossego em toda a sua história, pois através dos séculos o diabo e seus demônios têm conseguido perseguir a Noiva do Cordeiro de várias formas.

Toda a história está repleta de cartadas das trevas. Perseguições dos apóstolos nos primeiros séculos, perseguição das poucas comunidades cristãs originais na idade média, A Contra-Reforma, a Inquisição o Comunismo entre outros.

Pensamos: “Que inimigo ousado e inteligente temos!”

A Palavra de Deus nos diz que Lúcifer era o responsável pelo louvor e adoração, em Ez 28 (Texto acima), imaginemos se ele fosse um anjo de guerra como o Arcanjo Miguel, com certeza a guerra seria muito mais árdua. Mesmo ele sendo um anjo “levita”, já temos um grande trabalho, pois ele tem a experiência de milênios em suas costas.

Ele é sim um bom estrategista! Mas o nosso Deus é maior e melhor estrategista! Além de ser Onisciente e Onipotente!

Satanás, nome de Lúcifer depois de ser destronado, é o ser que possui a maior ficha criminal, pois “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir;” Jo 10:10 a. Então o diabo tem várias experiências como roubos, homicídios, prostituições, calúnias, injúrias, iras e toda a lista de obras da carne.

Não devemos ignorar os astutos ardis do diabo!

Um Princípio Espiritual

Existe um princípio no reino espiritual que afirma que “Toda revelação é progressiva”.

A Palavra de Deus nos diz em Oséias 6:3
“Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor...”


e também em II Coríntios 3:18:
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”


E ainda em Romanos 1:17
“Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”

Esses versículos atestam sobre a existência desse princípio. O próprio Deus usa esse princípio, pois o ser humano, dentro de suas limitações não consegue receber a plenitude das revelações do reino espiritual.

O nosso inimigo também conhece essa particularidade do ser humano e assim se submete à esse princípio, para que logre bom êxito em suas investidas através da história.


A meta do nosso inimigo

O diabo sabe muito bem qual é o seu destino, que é o lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20:10), mas nem por isso fica de braços cruzados. O seu plano de dominar a humanidade e arrastar consigo quantos seres humanos puder, teve muito tempo para ser elaborado. A sua meta em relação a Terra é a manifestação do “Homem da Iniqüidade”.
Seu plano de trazer o seu escolhido, o Anti-Cristo, para o domínio da Terra e por fim a sua própria revelação, envolve muito preparo. Tudo deve ocorrer dentro do tempo previsto e pré-determinado por Deus.

A preparação desse plano acarreta o envolvimento de todos os servos conscientes do diabo. Durante toda a história, os servos conscientes do diabo têm preparado o terreno para o seu senhor. Esses homens, durante milênios de história tem recebido revelações para a implantação do governo do anti-Cristo na terra e, nos últimos tempos tem desenvolvido seu trabalho de forma mais ágil e consistente.

Satanás, desde o dia em que caiu se limitou a tentar frustrar os planos de Deus, muito embora ele conheça a Palavra que diz: “Bem sei que tudo podes e que nenhum dos seus planos podes ser frustrado”(Jó 42:2). O maior sonho de Satanás é derrubar a espécie humana, por que ele já sabe que está lutando uma batalha já ganha pelo Senhor.

O plano de destruir a humanidade tem se manifestado através de várias formas e, Satanás têm guardado seus trunfos para que nos últimos dias “tudo”corra como ele planejou.

Satanás é astuto e sabe que, uma aparição explícita de sua maldade afetaria a humanidade a tal ponto contra ele que estragaria seus planos, por isso ele se utiliza de artifícios de disfarces: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros de justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (*II Co 11:14-15).

Continua...