Lição 8 - MALDIÇÕES

Maldição é o resultado de um pecado onde a raiz de tudo é a desobediência - *Dt 28: 15.

À Pv 26:2 - A maldição só nos atinge se houver alguma brecha.
À Gl 3:13 - Cristo tomou o nosso lugar nas maldições.

O diabo usa SENTENÇAS contra nós, quando há o ato pecaminoso é liberada uma sentença que deve ser quebrada.
Para cada área existe uma maldição específica.
Como a maldição é uma sentença liberada para certa área, ela deve ser quebrada com orações específicas, quebrando, anulando e renegando cada palavra.
Em geral toda desobediência acarreta maldição.

À II Sm 11:1-27: Exemplo de pecado;
À II Sm 12:7: Maldição.

Alguns sintomas de maldições podem ser facilmente reconhecidos como:

1. Colapso mental e emocional;
2. Doenças freqüentes ou crônicas (especialmente sem um claro diagnóstico médico);
3. Repetidos fracassos, também relacionados a problemas com o sexo oposto;
4. Rompimento de casamento, alienação da família;
5. Contínua recessão financeira (especialmente quando a renda parece ser suficiente);
6. Pessoa propensa a acidentes.


O fato de sermos filhos de Deus nos livra das maldições, pois a Bíblia diz em *Rm 8:1 que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus. As maldiçoes são como dívidas no mundo espiritual, mas já foram rompidas na cruz do calvário, por Cristo Jesus.

Maldições podem ser:
·Hereditárias;
·Proferidas;
·Recebidas;
·Territoriais
.

*Maldições Hereditárias*

São maldições que são herdadas, que passam de geração em geração.
Existe uma herança espiritual; Parte indeterminada do espírito é posto por herança aos filhos, sendo eles espirituais ou de sangue.
Aconteceu isso com Eliseu (*II RS 2:9) que pediu porção do espírito que pairava sobre Elias, de forma que sua unção viesse a ser dobrada.

À Sl 127:3 - Diz que os filhos são herança do Senhor.

Uma herança pode ser contaminada:

“Eu vos introduzi numa terra fértil, para que comêsseis o seu fruto e o seu bem; Mas depois de terdes entrado nela, vós a contaminaste e da minha herança fizeste abominação.” *Jr 2:7

Uma maldição pode ser lançada sobre uma pessoa, mas seu alcance pode durar várias gerações, e no mundo espiritual, isso deve ser quebrado.

Quanto à questão de geração:

*Dt 23:2 - Para haver quebra de maldições hereditárias convém que haja orações que especifiquem as gerações em seus termos, usando sempre a palavra geração e renegando o alcance das maldições em todas elas.

Um grande exemplo de maldições hereditárias foi o da família de Abraão:

Ø Sarai, mulher de Abrão, era estéril. Já tinha mais de 90 anos e nunca tinha dado filhos a Abrão (*Gn 17:15-16).
Ø Rebeca, esposa de Isaque também era estéril (*Gn 25:21).
Ø Raquel, a amada de Jacó, também era estéril (*Gn 29;31).

Isso tudo, com toda a certeza, era mais do que conhecidencia.
Em todos os casos houve esterilidade da parte das esposas dos patriarcas, onde Deus interveio com sua graça e concedeu filhos a essas mulheres.Tudo isso começo com Abrão porquê ele tinha na sua vida uma brecha aberta.

Abraão Isaque Jacó
Pecado Mentira e predileção Mentira e predileção Mentira e predileção
Conseqüência Mulher estéril Mulher estéril Mulher estéril
Referência Gn 2:12-13; Gn 21:14 Gn25:28; Gn26:7 Gn 27:19; Gn 37:34


Percebemos em todos esses casos, pesava uma sentença de morte sobre a família de Abraão. O diabo estava de olho naquela família, pois tudo indicava que o Cristo seria daquela linhagem. Toda vez que um grande profeta de Deus se levantou naquela época para servir à Deus o diabo usava dessa estratégia para tentar acabar com a linhagem do Messias.
O diabo usava duas sentenças que corriam sobre as gerações da família de Abraão, pois em todos os casos os descendentes de Abraão tinha a predisposição ao pecado de mentira e predileção.
Em todos esses casos vemos que a descendência corria perigo, mas em todas as gerações com os clamores proféticos de Abraão, Isaque e Jacó, Deus sempre dava um jeito.
Até que um dia o Senhor usou o seu servo José, filho de Israel para quebrar essa maldição, ele trocou todo o pecado de seus antepassados como PECADOS SEXUAIS E MENTIRA (*Gn 39:7-8) pelo perdão e temor de Deus.
A maldição que pesava sobre a família de Abraão não teria mais efeito.
Esse demônio que acompanhava essa família tomou a forma de um pecado sexual para tentar atrair José para a maldição, porém o tempo que José passou na cadeia deve ter servido para Deus moldar o seu caráter.
Vemos então que a ação demoníaca de espíritos perseguidores nessa família era clara e incontestável.

Os causadores desse tipo de maldição são os Espíritos Familiares, que são demônios que acompanham as famílias por gerações inteiras e, que tentam se fortalecer, induzindo que a pessoa onde a geração que sua legalidade irá acabar, caia em pecado de novo para que eles possam continuar nessa família por mais gerações.

Vemos isso no caso de Davi:
Quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba (*II Sm 11), ele liberou uma sentença de pecado contra sua geração, e o pecado na área sexual de ter um filho bastardo, acarreta maldição até a décima geração, só que Davi era o último de uma geração onde já pesava um pecado de ter um filho bastardo. Quando Judá cometeu pecado sexual com Tamar (*Gn 38) ele liberou uma sentença até a sua décima geração, que terminava em Davi (*Mt 1:1-17), acontece que quando Davi cometeu pecado sexual com Bate-Seba, ele renovou a maldição. O plano do diabo era retardar ao máximo a vinda do Messias, que ele já sabia que viria da linhagem de Israel. Mas Deus pela sua misericórdia e por um ato de sua vontade absoluta, quebrou essa maldição das gerações, com um ato drástico levando o filho de Davi para si (* II Sm 12:14), mas esse foi um caso específico. Mas não anulou as maldições de Adultério e Homicídio, tendo Davi, que pagar o seu preço (*II Sm 12:11-12).


Geralmente as maldições vão até a quarta geração:

“O Senhor é longânimo, grande em beneficência, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração” *Nm 14:18.

Em caso de maldição de bastardos:

“Nenhum bastardo entrará na assembléia do Senhor, nem ainda a sua décima geração será ali admitida.” *Dt 23:12.

Não existe quebra de maldição, pois todas as maldições já foram quebradas na cruz do calvário, mas as pessoas devem ter o conhecimento disso, o que, geralmente, não tem. O que acontece é que os espíritos familiares precisam ser desmascarados.

(Obs.: Não sejamos legalistas quanto aos termos usados, geralmente se usa quebra de maldição para identificar essa área de trabalho, deve ser respeitado e entendido.)

*Maldições Proferidas*


Podemos notar que as escrituras registram vários tipos de maldições:
1. Do próprio Deus - Em *Dt 27:15-26, existem doze maldições para aqueles que desobedeciam as leis mosaicas. Em *Gn 12:3 Deus prometeu que iria amaldiçoar aqueles que amaldiçoassem Abraão e seus descendentes. Por isso, hoje mesmo, pesa uma grande maldição sobre o anti-semitismo em todo o mundo.
2. A favor de Deus - Os homens de Deus nessa terra possuem grande autoridade, suas palavras são palavras são autentificadas pelo Senhor e, por isso elas tem grande poder. *Js 6:26 – O melhor exemplo de maldição que nós temos na Bíblia foi quando Josué pronunciou essa maldição que foi cumprida em *I Rs 16:34 quando Hiel se colocou debaixo de maldição.
3. Quem possui autoridade espiritual pode amaldiçoar – Pais podem amaldiçoar filhos, pastores podem amaldiçoar os membros de sua congregação, líderes podem amaldiçoar seus liderados, o esposo pode amaldiçoar sua mulher.
Um exemplo de maldição que a Bíblia traz de um homem amaldiçoando sua mulher está em *Gn 31:12 quando Jacó, ainda que inconscientemente, amaldiçoou Raquel, sua amada esposa; Ela tinha furtado os ídolos de seu pai e não viveu muito tempo depois disso *Gn35:16 pois faleceu no dia do parto de seu filho Benjamim.
Ainda existiam naquela época, como existem até hoje, os feiticeiros profissionais, que são pagos para amaldiçoar as vidas das pessoas, como no caso de Balaão *Nm 22:5-6 mas mesmo assim, como Deus estava presente com aquele povo, ao invés de amaldiçoar o povo ele abençoou.

Nós também podemos proferir maldições, proferindo sentenças. Algumas palavras que liberamos, fazemos liberando maldições, às vezes sem intenção porém, o diabo não leva em conta.São as imprecações. Exemplos:


CONTRA NÓS MESMOS/ CONTRA SEU MARIDO/ESPOSA
“Eu não presto para nada.” /“Você não presta.”
“Eu sou gorda demais.” /“Você nunca será alguém na vida."
“Eu sou muito burro” /“Ninguém te merece/agüenta.”
“Isso só acontece comigo.”/ “Você é muito miserável.”

CONTRA SEU SALÁRIO /CONTRA SEUS FILHOS
“Essa mixaria de novo.”/ “Seu burro.”
“Este mês não vai dar.” /“Idiota.”
“Eu estou no vermelho.” /“Você é muito rebelde.”
“Este salário é uma vergonha.”/ “Você é igualzinho ao seu pai/mãe.”
‘“Continua essa miséria.” /“O que é que eu fiz para te merecer.”
“Com esse salário não dá para viver.” /“Você é uma prostituta.”
/ “Seu monstrinho.”
/ “Sua bruxa.”
/ “Seu endemoninhado.”
CONTRA SEU PRÓPRIO ESPÍRITO /CONTRA SEUS LÍDERES
“Vixi” /“Esse é um Cabeção mesmo.”
“Ave Maria”/ “Ele está ficando louco.”
/“Nossa Senhora”
/“Cruz credo”
/"Divino Pai Eterno"


A Bíblia diz:

“A morte e a vida estão no poder da língua, quem bem deles se utiliza come dos seus frutos.” *Pv 18:21.

Há poder em nossas palavras, por isso devemos vigiar quanto a tudo o que falamos. Por isso que a Bíblia nos adverte para que não saia de nossa boca nenhuma palavra torpe. As nossas palavras são “como as do nosso Deus” Não voltam para nós vazias (*Is 55:11). Por isso devemos vigiar para não recebermos palavras de maldição, também de nossos familiares.

Ainda que a nossa velha natureza carnal lute para proferir maldições, a Bíblia nos manda “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis” *Rm 12:14.

*Maldições Recebidas*

A Bíblia já diz em *Pv 26:2 que a maldição só nos atinge se houver alguma brecha, ainda diz que não há condenação para os que estão em Cristo Jesus *Rm 8:1. De acordo com essas passagens a maldição não pode alcançar os filhos de Deus. Maldições recebidas pelos filhos de Deus só pegam, quando estamos fora dos padrões da sua Palavra. Mas ainda assim o povo de Deus se coloca debaixo de maldição, por desobediência ou por inobservância dos padrões divinos para as nossas vidas.

O tipo de maldição que mais acomete aos filhos de Deus, é a maldição financeira. Isso devido à retenção dos dízimos e das ofertas, que trazem maldições para a vida de quem faz isso, de acordo com *Ml 3:8-12. Alguns legalistas testam a Palavra de Deus a respeito do dízimo, dizendo que ele era da lei, e que essa foi abolida no Novo Testamento, mas na verdade o dízimo foi instituído antes da lei, permaneceu na lei, e permanece no tempo da graça. É impossível um libertador de êxito sem estar debaixo do princípio do dízimo.

Ainda existem as maldições que afetam a vida emocional da pessoa; Primeiramente elas vêm quando a pessoa está com suas defesas emocionais em baixa. O diabo é muito sutil nisso e sabe usar um de seus agentes para fazer isso. A pessoa se apaixona e passa a sofrer por essa paixão, aí há uma série de fatores que vão desde a libertinagem à rejeição profunda, que podem abrir um ciclo de maldição. Por isso a bíblia nos diz para não nos colocarmos em jugo desigual. A infidelidade gera maldições, no namoro ou casamento *Ml 2:13-16.

Ainda depois de todas essas coisas, a Palavra do Deus vivo nos assegura, as Palavras do seu filho quando diz “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo e suave e o meu fardo é leve.” *Mt 11:28-30.