Lição 9 - Libertação Financeira

A Palavra de Deus é bem clara quando diz:

“se me quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” *Is 1:19.

Hoje nas nossas igrejas vemos dois lados de uma teologia que disputam o mesmo lugar na vida de uma pessoa. Existe a Teologia da Prosperidade e a Teologia da Miséria.

Ø TEOLOGIA DA PROSPERIDADE: É a Teologia que diz que todo servo de Deus tem andar de carro zero, de casa própria nova e grande, com um salário farto. É a teologia que diz que se o homem está passando por uma crise financeira é por que ele não tem fé. Ainda prega que as pessoas devem dar quantias “x” para a igreja e assim serão abençoados. Em igrejas que aderem a esse tipo de teologia, é comum pregar mais sobre “dízimos e ofertas”, “como ter uma boa vida financeira”, ainda é mais comum a realização de “congressos sobre negócios quase semanalmente”. Hoje se prega mais sobre dinheiro do que sobre Jesus. Nessas igrejas é possível ver mais testemunhos de “Viradas Financeiras”, pessoas que saíram da pobreza e ganharam dinheiro, do que testemunhos de transformações genuínas de vida. Essas igrejas precisam de libertação e cura. Pois esse é um extremo de Mamon.

Ø Teologia da Miséria: É a Teologia que diz que o dinheiro só serve para escravizar o homem e que é mais objeto de maldição do que de bênção. Prega que todo homem de Deus “tem que ter desapego material” e viver uma vida de pobreza!!! Sangue e Fogo!!! Isso parece mais Teologia Franciscana.

Jesus Cristo sempre teve uma rixa contra o Principado das Finanças, pois o dinheiro sempre aprisionou a vida de muitas pessoas e nações.
Dinheiro não é pecado, e tê-lo muito menos, só que a Palavra de Deus adverte:

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” *I Tm 6:10.

Não existe problema algum em se constituir riquezas nesta terra, e nem em desfrutá-la. Deus não se alegra com a pobreza de seu povo! Só que algumas pessoas amam o dinheiro, tem o dinheiro como aquilo de mais precioso.

“Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” *Mt 6:21.

Não devemos colocar o dinheiro como algo insubstituível, pois aquilo que Deus quer é o nosso coração, e se o dinheiro estiver no lugar em que é de direito e reservado ao Senhor, estamos dominados pelo Principado das Finanças.

Não devemos ser dominados pelo dinheiro.
Mas o porque de tanta atenção do diabo ao dinheiro?
Porque, nas mãos do dele o dinheiro gera:

1. Fama
2. Glória do Mundo
3. Status
4. Poder do Mundo
5. Falsa segurança
6. Morte
7. Dissensões
8. Guerras
9. E todo o tipo de maldade


O fato é que existe muita gente servindo ao dinheiro, e não o contrário que é o certo. A Bíblia é bem clara:

“Ninguém pode servir a dois senhores;porque ou há de aborrecer-se de um e amar a outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar-se do outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas.”

Está bem claro que não podemos colocar o dinheiro no lugar de Deus. Hoje o dinheiro tem ocupado o lugar de Deus, pois até mesmo os cristãos têm colocado sua confiança, força e esperança no seu dinheiro. E isso constitui sério pecado contra Deus e abre legalidade para o diabo trabalhar. O original grego da palavra Riqueza do versículo acima quer dizer (Gr.: Mamom), este é o conhecido príncipe das riquezas.
Não podemos ser controlados por Mamom.

Vamos a um estudo sobre finanças:

“A maldição do Senhor habita na casa do ímpio mas o Senhor abençoa a morada do justo” *Pv 3:33

“Fui moço e agora sou velho, porém nuca vi o justo desamparado, nem a sua descendência mendigar o pão” *Sl 37:25

Mentiras do Diabo
1. Riqueza e prosperidade são a mesma coisa
2. Deus não gosta do dinheiro
3. O dinheiro é do diabo
4. Humildade é sinônimo de pobreza


Essas coisas impedem a prosperidade da Igreja. Deus não quer uma igreja pobre!!
A primeira coisa que acaba com as finanças do povo de Deus é a omissão nos dízimos e ofertas. O dízimo é o responsável pela proteção das finanças e as ofertas são as responsáveis pelo crescimento delas.

Para prosperar existem dois Princípios Espirituais que são muito importantes:
1. Só podemos colher aquilo que plantamos - *Gl 6:7 – Só se colhe aquilo que se planta, caso contrário a pessoa seria um ladrão. Quanto ao princípio da semeadura, devemos analisar as seguintes coisas.
a. Semente – O que se está plantando é muito importante pois, se plantarmos uma semente podre ela não dará uma boa árvore, isso, se chegar a crescer.
b. Terra – Deve-se saber onde é que se está fazendo a semeadura, o terreno é muito importante para o desenvolvimento da semente, pois não podemos plantar em terrenos barroso ou muito seco, porque a semente não se desenvolveria.
c. Tempo de germinação – Cada semente tem o tempo certo de germinar e de florescer. Cada árvore tem um tempo de dar frutos, umas dão frutos uma vez por ano, outras, duas, e outras, o ano todo. Não devemos nos desesperar para ver o fruto da nossa semeadura porque ela tem o tempo certo de brotar.
d. Clima – O clima de uma região pode interferir na semeadura, o temperamento. Quando plantar. Esse fator é determinante. Saber o tempo de plantar e de estabelecer as coisas é muito importante.
e. Cuidados com a semeadura – Devemos guardar aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos. Por isso deve haver um “acompanhamento” da semente para que haja um crescimento saudável.

2. Deus usa o que temos para nos dar o que não temos – A não ser em casos de milagres.
a. *Ex 4:2- Moisés e sua vara. Abriu o mar com um pedaço de pau.
b. *I RS 17:12-13 – Elias e o bocado de pão. Com um pouco de farinha e azeite sustentou uma família por muito tempo
c. *Mc 6:38-39 – Jesus e os cinco pães e dois peixinhos. Alimentou mais ou menos 15 mil pessoas com 5 pães e 2 peixes.
d. *Lc5:2-3 – Jesus usando o barco para pregar. Com um barco ele pregou para uma multidão.

Fatores de impedem a prosperidade
1º. Rejeitar a instrução*Js. 1:8 – É a Palavra de Deus que nos dá as instruções para prosperarmos.
2º. A preguiça*Pv. 20:13 e Pv 6:6-11 – A preguiça faz com que o homem se torne pobre! A única vez que comida caiu do céu foi no deserto com Israel e ainda assim foi um caso bastante específico.
3º. O egoísmo*Lc. 6:38
4º. Esquecer de agradecer a Deus*Dt. 8:17-18
5º. Oferta sem perdão*Mt. 5:23-24
6º. Não honrar ao Sacerdote*Ez 44.28-30; Gl 6.6-7.
7º. Maldições
- Maldições hereditárias *Gl. 3:13 – maldição de miséria
- Maldições diárias atuais*Ml 1:13-14 – oferta bichada
- Maldições da língua* Pv. 18:21 – depreciar o que recebe
- Líder que não dá honra ao Senhor*Ml. 2:2
8º. Quebra de contrato (caráter) – *Mt. 22:17-21 - Cumprimento de horários e compromissos, loteria e outros jogos, mentir para manter o emprego, não devolver o que pertence a outro e etc.
9º. Jugo desigual*2 Co 6.14 – Sociedade com ímpio. Deus não divide a sua glória com ninguém (Is 42.8).
10º. Rejeição por Israel – Todos os que abençoarem a Israel serão abençoados e todos os que amaldiçoarem serão amaldiçoados (Gn 12.3; Sl 122.6).
11º. Roubo a Deus* Ml. 3:8
a – Os dízimos
-Tudo pertence a Deus e Ele quer que devolvamos somente 10%
-O dízimo dever ser entregue na sua igreja
-Dízimo mantém abertas as janelas do céu
-Dízimo não é da lei
-O dízimo é uma bomba relógio

-O dízimo é obediência*I Sm. 15:22
-Dízimo prova a Deus
-O único demônio que não podemos expulsar é o devorador

b – As ofertas
À Marcos 4:26-27
À Gálatas 6:7
À Lucas 6:38
12º. Não servir a Deus com alegria e abundância de tudo*Dt 28.47-48 – O nosso Pai nos deu o melhor. “Maldito aquele que faz a obra de Deus relaxadamente” (Jr 48.10).

Conclusão
Nenhuma dessas duas teologias deve ser levada ao pé da letra. Nem quando o povo de Deus estava no deserto faltou-lhes a provisão divina. Deus sempre enviará o necessário para a gente viver, e viver bem.
A Palavra de Deus diz:
Em toda a nossa vida podemos ter a certeza de contar com o amparo de Deus. Mais isso também não quer dizer que nunca iremos passar por lutas e dificuldades financeiras, mas podemos ter certeza de que Deus está a cuidar de nós:

“O Senhor não deixa ter fome o justo, mas rechaça a avidez do perverso.” *Pv 10:3.

A Palavra de Deus diz que do mesmo jeito que Deus derrama chuva sobre a vida do justo o faz com o ímpio. Então da mesma maneira que o ímpio passa por secas, o povo de Deus também passa.

“Então, entrando Jesus no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio uma grande tempestade, de sorte de que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!
Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. Maravilharam-se os homens, dizendo: quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” *Mt 8:23-27.


A presença de Deus não significa que nunca iremos passar por tempestades, mas significa que o barco nunca virará.

Passos para a libertação
1º. Confesse o seu pecado ao SenhorPv. 28:13
Tome autoridade em Nome de Jesus e expulse Mamon de sua vida em Nome de Jesus.
2º. Faça um compromisso com o Senhor de fidelidade nos dízimos e ofertas, e andar em fidelidade em todas as áreas de sua vida
3º. Se você não tem colhido procure onde está o erro e conserte.